Opinião/Review - Isto só acontece nos filmes de Holly Bourne - Topseller


Sinopse

Serenatas românticas, beijos à chuva e declarações de amor épicas... Isto só acontece nos filmes!


A Audrey não quer saber de amor nem de paixões piegas. A vida dela já tem drama que chegue! Para fugir ao caos que se instalou em casa, ela arranja um trabalho no cinema local, sem imaginar que é precisamente aqui que vai encontrar um drama chamado Harry.



O Harry é um aspirante a realizador de cinema e encaixa em todos os clichês lamechas dos grandes romances. Rosas vermelhas, velas e charme de bad boy, ele vai tentar de tudo para conquistar a descrente Audrey. Mas, por favor, poupem-na! É bem sabido que o amor da vida real não é como nos filmes, certo? Ou talvez a Audrey se surpreenda...



Isto Só Acontece nos Filmes recebeu excelentes críticas e é um romance sobre romance, um grito feminista aos estereótipos impostos às jovens raparigas e uma leitura absolutamente hilariante.

Opinião

Novelitos, é com muita alegria que vos anuncio que estou de volta à blogoesfera!
Para dar o pontapé de saída neste meu retorno, decidi trazer-vos a opinião de uma das novidades que chegou às livrarias durante o decorrer deste mês.
" Isto só acontece nos filmes" é um livro Young Adult recheado de referências cinematográficas de renome que se vão encaixando na narrativa e tornando a experiência de leitura mais sensorial.
Audrey é uma adolescente de 17 anos que não acredita nos clichés que são apresentados nos tão afamados filmes de amor que proliferam as salas de cinema e a história do cinema romântico. A sua vida que contrasta em grande escala com tudo aquilo em que deixou de acreditar devido a todos os dissabores que foi vivendo nos anos anteriores ao início da nossa estória. Se por um lado temos uma adolescente que se sente nostálgica em relação ao amor, por outro lado temos alguém amargo que se concentra em provar que tudo o que os realizadores e guionistas tentam passar para o grande ecrã não passam de enredos de mentira.
O enredo criado pela autora, acaba por se tornar numa crítica feminista a todo este universo das chamadas " Romcom", onde as protagonistas são sempre salvas pelo seu cavaleiro andante e as relações se constroem e desenrolam a partir dos chamados clichés que nos são tão familiares.
Por estranho que pareça, o romance não tem o papel principal neste livro,desenrolando-se sempre nos bastidores de todos os dramas familiares e adolescentes que a nossa protagonistas vai expondo e partilhando com o leitor.
Quem está à espera, exclusivamente, de um romance cor-de-rosa carregado de todos os "mimimis"  e floreados que livros deste género nos têm habituado, poderá ficar surpreendido pela falta de interesse da autora em cimentar e clarificar a construção do seu romance.
O protagonista masculino é totalmente acessório, marcando presença apenas para ser o estereótipo de rapaz bad boy que todas as nerds procuram conquistar, como tal, não posso dizer que criei qualquer empatia com esta personagem tão vulgar.
Claramente que este livro será ideal para aquelas pessoas que são apaixonadas por cinema, uma vez que durante toda a narrativa nos são expostos termos técnicos relacionados com a produção, realização e interpretação de filmes juntamente com a azáfama e correria que a protagonista e outros personagens vivem ao trabalhar num dos cinemas mais conceituados de toda a cidade.
Posso dizer-vos que todo o entusiasmo à volta do cinema e referências a filmes que provavelmente nunca teria pensado ver a não ser após a leitura deste livro me fizeram ponderar se não estaria na altura de começar a cultivar em mim a cultura cinematográfica. Num ato impulsivo, acabei por ver o filme " Cinema Paradiso", um filme italiano que teve grande destaque numa das situações, nada clichés, do livro. Se ainda não o viram, façam o favor de o ver, tenho a certeza que de uma forma ou de outra se irão sentir muito mais enriquecidos e de coração cheio.
"Isto só acontece nos filmes" é um livro com uma escrita leve, envolvente, irreverente e carregada de um humor caracteristicamente britânico que certamente conseguirá conquistar até os mais cépticos em relação a este tipo de livro, no entanto, é de salientar que no meio de tanta análise cinematográfica se perdem outras temáticas importantes na vida de um adolescente.
Acho que a autora abordou assuntos bastante pertinentes, no entanto, deixou-os no ar sem os encerrar o que levou a que eu não conseguisse gostar totalmente desde livro.



Sem comentários:

Enviar um comentário