Opinião/Review - Os altos e baixos do meu coração de Becky Albertalli - Porto Editora


Sinopse
Aos 17 anos, Molly sabe tudo o que há para saber sobre o amor não correspondido. É que a jovem já se apaixonou 27 vezes, mas sempre em segredo. E por mais que a irmã gémea, Cassie, lhe diga para ter juízo, Molly tem sempre cuidado. É melhor ter cuidado do que sofrer.

Quando Cassie se apaixona, a sua nova relação traz um novo círculo de amigos. Dele faz parte Will, que é engraçado, namoradeiro e um excelente candidato a primeiro namorado da Molly.

Mas há um problema: o colega de Molly, Reid, um cromo e fã incondicional de Tolkien, por quem ela jamais se apaixonaria… certo?

Uma história divertida e comovente sobre primeiros amores e a importância de sermos fiéis a nós mesmos.

Opinião

Comecei este livro sem expectativas, apesar de já conhecer a autora e de ter adorado ler " O coração de Simon contra o mundo", achei por bem ler esta segunda aposta da Porto Editora sabendo o menos possível sobre o mesmo para não me sentir desiludida caso não me sentisse conquistada.
Posso dizer-vos que contrariamente ao primeiro livro, não me senti de todo rendida. 
Os altos e baixos do meu coração não deixa de ser um livro com uma narrativa muito bem construída e com a capacidade de arrancar dos seus leitores as maiores gargalhadas ou a mais profundas reflexões, no entanto, o meu maior problema foi a falta de ligação com os personagens.
Molly é uma adolescente como outra qualquer com a pequena particularidade de achar que não se insere naqueles ambientes juvenis mais radicais bastante diferente da sua irmã gémea Cassie que para além de enquadrar nos parâmetros de beleza estipulados é muito mais social. 
A disparidade entre a personalidade das gémeas acaba por servir de alavanca para o avanço da narrativa e consequente desenrolar da mesma, havendo a quebra da relação entre as duas e o aparecimento de dois rapazes na vida de Molly que poderão ou não ser o seu escape da roda viva das "crushes" amorosas que vai sentindo e deixando passar.
Confesso que não gostei minimamente de nenhuma das personagens, achei que eram demasiado extremistas no seu papel, nem tanto ao mar nem tanto à terra, no entanto, compreendo a ideia de inserir estas atitudes e personalidades na mesma estória, confere-lhe alguma diversidade e a autora prima por esse factor.
A presença de estereótipos que normalmente são tidos como ponto negativo e obstáculo à criação de narrativas que girem em torno de personagens que estejam fora da zona de conforto dos leitores e da idealização de que todos os personagens de livros são lindos, perfeitos e sem qualquer marca ou insegurança acaba por tornar este livro numa estória inclusiva e de resposta direta ao preconceito que infelizmente criámos sem que nos demos conta.
Seria suposto e esperado que cada pessoa se conseguisse identificar e empatizar com uma personagem especificamente devido à mistura de personalidades que a narrativa oferece, no entanto, comigo não funcionou.
Outro ponto que já me tem vindo a saturar e que começa a ser demasiado fatidioso de ler é a existência de um triângulo amoroso ou de uma tentativa de triângulo amoroso que não seria nada de estranhar devido à capacidade que a personagem principal tem de se apaixonar só de olhar para uma pessoa.
Becky Albertalli procura criar pontes entre as diferentes orientações, tipos de famílias, religiões, de modo a consciencializar os jovens para a aceitação e respeito pela diversidade e escolha de cada individuo. Consegue pôr os leitores a refletir e a conversar sobre assuntos que em algumas casas e comunidades se tornam tabus.
Gostava só de salientar que a referência e entrada de personagens do livro anterior me deixou bastante contente, adorei reler algumas personagens e acho que no geral foi mesmo o meu ponto alto de leitura.
Apesar de não ter sido uma das minhas leituras favoritas, convido-vos a ler e experimentar ler a obra e debatê-la com os vossos colegas, amigos e família, certamente haverá muita coisa que poderão aprender e acima de tudo tentar compreender e aceitar. 

2 comentários:

  1. Olá!
    Quero muito experimentar ler algo da autora. De todos, este é provavelmente aquele que me desperta mais curiosidade. Mas já que não foi o primeiro livro que leste da autora, qual recomendas ser o melhor para começar?
    Boas leituras.
    - Mad (http://presa-nas-palavras.blogspot.com/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!
      Muito obrigada pelo teu comentário.
      Já é o segundo livro que li da autora, li primeiro O coração de Simon contra o mundo.
      Confesso que gostei muito mais do primeiro e se é para recomendar, recomendo-te começar pelo Simon. Também te recomendo a visualização do filme após a leitura.
      Qualquer um é uma leitura leve, entretém e faz refletir.
      Qualquer dúvida ou só mesmo para trocar ideias, sugestões, opiniões é só mandar-me email ou mensagem para a página de facebook do blogue.

      Boas leituras

      Beijinho

      Eliminar