Opinião - "Se eu fosse tua" de Meredith Russo - Nuvem de Tinta


Sinopse


Só porque tens um passado, não quer dizer que não possas ter um futuro.


Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém. 
Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem. 
Mas como, quando guarda um segredo tão grande?



Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.

Opinião

Tenho vindo a reparar que o nosso mercado editorial, principalmente o que se destina à categoria conhecida como Young Adult, se tem expandido para um universo mais permissivo e inclusivo, nomeadamente, a nível das diferentes raças e orientações sexuais.
Em "Se eu fosse tua" seguimos a vida de Amanda Hardy que nos vai desvendando alguma das particularidades e das dificuldades vivenciadas por um ser transsexual principalmente durante a adolescência ou o chamado High School americano. Confesso que achei bastante interessante que a autora tivesse tido o cuidado de nos apresentar não só a visão da nova "Amanda", mas também todo o processo que a personagem, enquanto "Andrew", foi vivendo.
As personagens são fortes, não sinto que haja uma que não me enchesse as medidas, talvez porque a autora se preocupou em mostrar os vários pontos de vista sociais e pessoais de cada uma. Se por um lado temos a mãe de Amanda que desde cedo apoiou toda esta aventura, do outro temos o pai que se ausentou da sua vida até ao momento em que esta precisou mesmo da sua ajuda para encontrar refúgio das hostilidades que sofreu na sua cidade. O facto de existir esta disparidade acaba por permitir com que o leitor se identifique com ambos os progenitores, tentando compreender ambas as personalidades e refletindo sobre a sua própria opinião e reação caso estivesse no seu lugar.
A única coisa que posso apontar de negativo a este livro, é o romance. Sinceramente, não gostei. Faltou-me a maturidade, a confiança e acima de tudo aquele friozinho na barriga que se sente quando se está a ler um bom romance. Não achei que houvesse química entre ambos, até porque senti que o facto de o segredo ter sido guardado durante tanto tempo ( ainda que Amanda, tentasse várias vezes que o par descobrisse) acabou por tornar o romance chato, um pouco oco e até ligeiramente fútil, entendo o porquê de ele lá estar, até porque faz sentido que nos deparemos com a parte do " E se ela se apaixona por alguém, como vai ser?", mas não achei que este romance me respondesse a essa questão, faltou qualquer coisa que interligasse tudo. Entretém, mas não acrescenta nada à narrativa.
A religião e a cultura também têm grande ênfase no desenrolar do livro, principalmente porque se sente na narrativa que é importante fazer o leitor compreender que por mais que nos queiramos incluir numa comunidade, é essa comunidade que tem de nos aceitar como somos. Não podemos ter medo do que somos nem de demonstrar o que faz parte de nós, afinal quem gosta de nós e quer estar connosco deve compreender que só seremos felizes se tivermos a liberdade de ser quem queremos ser.
Um ponto a favor deste livro é o facto da autora também ser transsexual. Acho que o facto de o livro ser um conjunto de ficção e alguma realidade acabou por torná-lo pessoal porque notava-se perfeitamente que Meredith Russo sabia muito bem o que era sentir na pele tudo o que a sua personagem foi sentido ao longo da história.
Este livro é um livro mais informativo do que propriamente lúdico, sinto que me fez crescer enquanto pessoa, principalmente por me dar a oportunidade de compreender melhor não só o conceito como toda a transformação a que uma pessoa poderá estar sujeita quando decide que quer mudar de sexo e começar uma vida nova com outro género.
Foi um livro diferente, um renovar de concepções, mas acima de tudo uma janela aberta para compreender melhor o mundo/sociedade que nos vai rodeando hoje em dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário