Opinião - Confesso de Colleen Hoover - Topseller

Boa Tarde Novelitos!!!

Após uma longa ausência de opiniões literárias aqui no cantinha não podia estar mais feliz por vos trazer agora a minha apreciação crítica sobre um dos livros do momento.


Sinopse
Auburn Reed tem toda a sua vida planeada. Não há espaço para erros ou imprevistos. Até que, um dia, entra num estúdio de arte e conhece Owen Gentry, o enigmático artista dono do estúdio.
Auburn sente, de súbito, que algo muda dentro dela e decide deixar-se levar pelo coração.
Owen, contudo, guarda segredos que não quer ver revelados. As escolhas do seu passado não parecem permitir-lhe um futuro livre, e Auburn tem demasiado a perder se decidir lutar por ele. A única forma de não pôr em risco tudo o que é importante para si é deixar Owen. Confessar é tudo o que ele tem de fazer para salvar a relação de ambos. Mas, neste caso, a confissão pode ser muito mais destrutiva do que o próprio pecado.
Será o amor capaz de sobreviver à verdade?
Confesso é uma história de imenso amor e coragem, que nos faz acreditar em segundas oportunidades.
Inclui 8 páginas a cores com as ilustrações dos quadros de Owen.
Opinião
Terminei este livro ontem e só vos posso dizer que ainda me sinto de tal modo arrebatada que até tenho medo de não conseguir escrever sobre ele.
Quem gosta de romance young-adult sabe que Colleen Hoover é uma das rainhas do género e que dificilmente desilude o seu leitor, mas para minha surpresa este livro mostrou-me um lado diferente da autora que de certa forma me fez coroar esta obra como sendo a minha favorita de entre as que li dela.
Neste livro eu senti que a autora se preocupou mais em estabelecer primeiro uma relação de conhecimento e empatia entre o leitor e os personagens principais e só depois deixou que o relacionamento entre ambos florescesse e se baseasse num auto e hetero conhecimento mais profundo também entre os protagonistas. Se por um lado o livro "Amor Cruel", por exemplo, se destaca pela efervescência dos momentos mais íntimos e físicos da relação que só mais tarde se vai revestir de algo mais profundo, em "Confesso" acontece completamente o oposto.

Antes de entrar propriamente na apreciação sobre o conteúdo gostaria de me focar um pouco na edição trazida até nós pela chancela Topseller. A capa é bastante semelhante à original e sendo sincera prefiro a paleta de cores usada na nossa edição. no entanto, gostaria que o nome da autora estivesse num tamanho mais reduzido porque ocupa demasiado espaço e obriga a que o titulo esteja demasiado subido, penso que em termos de enquadramento e esteticamente ficaria melhor. Em relação à edição, o livro vem dividido em duas partes o que faz bastante sentido se compreendermos a intenção da autora  e não mudaria, no entanto, houve uma coisa que me desagradou um pouco. Não sei se as ilustrações a cores dos quadros do Owen ( originalmente pintados por Danny O'Connor) estão exatamente na mesma posição que as da nossa edição, isto é, não sei se se encontram tão no inicio do livro ou mais para a frente, mas penso que a localização na nossa edição é má, não que estejam mal representadas, mas porque ao apresenta-las no local onde estão e apresentando as legendas de alguns dos quadros acabam por inconscientemente dar um spoiler ao leitor, por isso, se vão ler passem à frente e quando terminarem voltem atrás, eu sei que é difícil, mas é um conselho que vos dou. Não podia, como é óbvio, deixar de falar a ligação afetiva que a autora criou entre as confissões que lhe foram chegando às mãos e a arte que o nosso protagonista vai apresentando e protegendo ao longo da narrativa. Gostei imenso que houvesse uma interligação tão forte entre a paixão do nosso protagonista e a necessidade que pessoas anónimas têm de partilhar os seus segredos mais bem guardados e muitas vezes demasiado dolorosos para serem partilhados à luz do dia e numa sala cheia de gente.

O livro apresenta capítulos bastante extensos ao inicio que se vão aligeirando à medida que nos aproximámos do fim. Todo o enredo está organizado de maneira a proporcionar ao leitor uma visão ampla sobre os acontecimentos pois oferece sucessivamente momentos narrados pela protagonista Auburn e em seguida um novo capítulo narrado pelo protagonista masculino Owen. Na minha opinião, isto foi uma das coisas que me fez realmente viver este livro de uma forma tão intensa, não havia espaço para duvidar nem para sentir que havia lacunas porque a autora procurou dar ao leitor a resposta a todas as possíveis questões que poderia formular logo em seguida, afinal havia consecutivamente a perspectiva feminina e masculina da situação. Outro ponto bastante importante e presente foram as recorrentes analepses que permitiram um retrocesso ao passado (longínquo ou mais recente) bem colocado ao longo da narrativa que fazem o leitor viajar pela vida dos personagens e assim compreender melhor as suas decisões, ambições e receios.

Relativamente às personagens principais posso dizer que gostei de as ver crescer enquanto procuravam alcançar os seus objetivos e construir pontes que permitissem o desenvolvimento e a cimentação da sua relação, no entanto, penso que o constante receio de deixar transparecer as suas fraquezas me deixou um bocadinho apreensiva. Gostaria de vos falar das personagens secundárias, mas para o fazer teria de levantar demasiado o pano, no entanto, posso dizer-vos que os obstáculos colocados ao nosso casal são extremamente irritantes, não no sentido de serem em maus, mas no sentido em que vos vai apetecer entrar para as páginas do livro e estrangular alguns seres que se vão aproveitando do seu estatuto social e profissional para dificultar relações e impor os seus desejos mais absurdamente condenáveis.

Este livro foi sem dúvida um dos melhores que li em toda a minha vida, fez-me pensar, chorar, rir às gargalhadas e sentir raiva o que por si só já prova que a leitura desta história mexeu bastante comigo. Toda a narrativa está genialmente construída para misturar as nossas emoções e fazê-las sair enquanto lutamos com a necessidade de largar as páginas desta obra para fazer outras coisas, acreditem, não vão conseguir até o terminarem.
Confesso é um livro atual que apresenta e trata de problemas do nosso dia a dia, o que obriga o leitor a posicionar-se no lugar dos personagens e a viver as suas vidas como se fossem as de algum amigo próximo e talvez seja esse o segredo da autora para captar tanto a atenção do seu público.
Não deixem escapar a oportunidade de viver esta jornada porque certamente não se irão arrepender.

Sei que não coloco banda sonora nas minhas opiniões há algum tempo, mas hoje pareceu-me um bom dia para atribuir a esta leitura um gostinho musical, por isso, deixo-vos aqui a música que me foi acompanhado durante o virar de cada página.





Agradeço desde já à TOPSELLER que me enviou este livrinho para opinião.

Boas leituras*



Sem comentários:

Enviar um comentário