Opinião - O Baloiço Vazio de Carla Lima - Pastelaria Studios Editora

Bom dia Novelitos

Estou de volta! Hoje vamos ter por aqui alguns posts (ou assim espero) porque merecem que isto esteja atualizado!
Vamos começar com a opinião de um livrinho que li mesmo no final do ano de 2015 e que se encontra ainda a passatempo aqui no blogue. Não se esqueçam de participar, a autora foi super simpática e vai oferecer um exemplar autografado ao vencedor ou vencedora!



Edição/reimpressão:2014
Páginas: 85
Editor: Pastelaria Studios Editora
ISBN: 9789898629449

Sinopse

Excerto
"Eu deitada na cama, de barriga para cima, com os olhos fechados e os braços cruzados sobre o peito,
- O que estás a fazer?
-Estou a fingir que estou morta
- Porquê?
- Porquê me apetece. Importas-te?
- Mas porquê?
- Porque antes estar morta do que viver assim
- Assim como?
- Numa prisão
- Numa prisão?
-Estou presa a ti
- Estamos presos um ao outro
- Nem a fingir de morta me deixas em paz"

Opinião

Uma das coisas que mais me intrigou neste livro foi a sua capa, não se sabe muito bem qual a associação entre Ilustração-Título e só a vamos desvendando ao longo da leitura, mas garanto-vos que no final fará sentido.
Como devem ter reparado, este livro não tem sinopse, em vez disso apresenta-nos um excerto que nos transporta diretamente para o que poderemos esperar com a sua narrativa, no entanto, apesar de parecer simples e bastante óbvio a autora foi capaz de atribuir algumas reviravoltas que nos conseguem surpreender porque são reveladas na altura em que o leitor pensa que já viu tudo.
Este livro está dividido de uma forma diferente, temos os capítulos em numeração romana, acompanhados por uma citação de alguma personalidade literária ou social e durante a extensão do capitulo vamos encontrando pequenos excertos de momentos passados, presentes e futuros da vida dos personagens. Inicialmente pode parecer confuso porque não estamos habituados a esta nomenclatura, mas com o decorrer da narrativa vamos deixando que as personagens entre na nossa mente e já se torna mais fácil o acompanhamento do acontecimentos mais saltado.
A nossa protagonista prende-se a um homem, a um amor que vai sendo descrito de 3 formas completamente diferentes, desde o seu inicio inocente, até ao final derradeiro de uma paixão que estava condenada a ser dolorosa, abusiva e efémera.
Gostei tanto que a autora tivesse recorrido a uma abordagem centrada nos pensamentos da protagonista e a técnicas de humor negro que me ajudaram a desanuviar enquanto me sentia completamente invadida pelo negativismo que poderia rechear algumas páginas daquele livro.
Posso dizer-vos que o li em menos de uma hora, é pequenino, mas carregado de emoções que nos vão mostrando que a vida nem sempre é como queremos e às vezes a melhor solução não é fugir, mas fazer as pazes com o nosso coração, ainda que isso implique libertarmo-nos de algo ou alguém que nos coloca o travão na felicidade que imaginávamos ter.
A destruição de sonhos, a vingança, o abuso de poder numa relação são sem dúvida os momentos mais marcantes desta narrativa, que poderia ser tão leve pela sua estrutura, mas se torna tão difícil de folhear porque não queremos que aquilo que pensamos que vai acontecer, aconteça, afinal, nunca aceitamos muito bem os finais mais trágicos.
O Baloiço vazio é para aqueles leitores que não têm medo de se surpreender e de dar uma oportunidade ao que pode parece estranho ou demasiado condensado para ter alguma presença no seu Universo literário. Se gostam de ser surpreendidos, de ler de fio a pavio num curto espaço de tempo e de narrativas agridoces carregadas de uma mistura de emoções paradoxais, leiam-no, vão gostar.

Para adquirirem o livro podem contactar a sua autora através da página do livro aqui ou em qualquer livraria (na wook está esgotado, tentem a Bertrand)



Sem comentários:

Enviar um comentário