Opinião/Review - "Sombras" de Patrícia Morais

 



Olá novelitos!

Já há algum tempo que estava a ponderar fazer a releitura deste livro e não fui capaz de adiar mais este evento.

Quando o li pela primeira vez, optei por não partilhar uma opinião, até porque estava numa fase menos boa da minha vida e não me sentia capaz de o fazer, aliás atrevo-me a dizer que o li de forma tão leviana que não me recordava de absolutamente nada da história.

"Sombras" é o primeiro livro de uma trilogia de ficção paranormal que nos brinda também com um pouco de romance.
Quem está familiarizado com os nomes das mais diversas criaturas sobrenaturais provavelmente achará o livro ligeiramente aborrecido, grande parte da narrativa é praticamente um glossário gráfico e explicativo destes seres, no entanto, se o leitor for um leigo neste tema (como eu) irá encontrar nestas páginas um mundo de descobertas fascinantes que em tudo irão enriquecer a sua cultura no que toca a mitologia ou folclore. Aprendi imenso sobre seres que nem sequer sabia que existiam (confesso, fui pesquisar alguns nomes no google, sou curiosa e não o consegui evitar) e que provavelmente não iria conhecer se optasse por não ler o livro com a atenção devida.
Nota-se claramente que a autora tem um conhecimento bastante abrangente sobre o tema e partilha-o com o leitor de forma simples e generosa.
Achei inteligente a forma como a autora interligou as ações passadas e presentes, recorrendo a uma pequena introdução que nos leva em seguida para uma analepse engenhosamente colocada no texto de uma forma tão subtil que o salto temporal não é tão abrupto para quem está a ler.
Confesso que inicialmente foi difícil habituar-me a todas as personagens que habitam a mansão Venator, eram demasiadas e todas com características bastante específicas para conseguir memorizar rapidamente todos os nomes e personalidades que iam sendo descritas. A multiculturalidade presente naquela mansão oferece ao leitor uma visão mais universal sobre o mundo e torna a leitura mais prazerosa, uma vez que vamos tendo acesso a pequenos rasgos dessa diferença cultural entre os habitantes.
Tudo é explicado ao leitor de forma meticulosa, desde o funcionamento da organização de caçadores, às regras, treinos e especificidades de cada clã que coabita naquela localidade ou se encontra espalhado pelo mundo criado pela autora.
Lilly Ashton é uma jovem impulsiva que tem a coragem de metamorfizar a sua vida em função das tragédias e desafios que enfrenta. Acaba por ser um pouco infantil em alguns momentos ou decisões tomadas, mas a sua capacidade de adaptação e maturação acabam por permitir que o leitor tenha vontade de desculpar ou tentar compreender o seu ponto de vista.
Não posso dizer que gostei de todas as personagens, provavelmente vou ser a única a dizê-lo, mas não consigo suportar Louis. Acaba por se tornar uma personagem demasiado aborrecida e confesso que até chegar ao plot final só me apetecia passar todas as suas partes à frente, definitivamente, podemos dizer que vampiros não são a minha praia. Provavelmente será das personagens mais amadas da história, aquela que fará todos suspirarem pela sua elegância, no entanto, comigo isso não funcionou.
Por outro lado, posso dizer que adorei Richard, Marion e Gabriel, sem dúvida que se tornaram no meu trio de personagens favorito. Todos completamente diferentes uns dos outros, mas quando juntos é impossível não soltar uma valente gargalhada ou ter vontade de entrar na história e ser amiga/companheira de luta deles também.
De salientar que o romance não é de todo o tema principal deste livro, por isso, se esperam um livro ao estilo "Twilight", esqueçam, não o vão encontrar perdido nestas páginas.
Gostei imenso da forma como o romance foi conduzido e entrelaçado com a narrativa atual de forma natural, havendo pequenos apontamentos da sua existência, mas sem retirar o foco principal da história.
Achei que o enredo se foi desenrolando lentamente, ritmo este que me pareceu perfeitamente adequado ao primeiro livro de uma trilogia que claramente requer algum tempo para que todo o mundo nos seja apresentado e construído. Trata-se claramente de um livro introdutório, com todas as características que o primeiro livro de uma série/trilogia deve ter, achei apenas que o levantar do véu e a apresentação formal de um vilão solo e não coletivo demorou um bocadinho mais do que eu esperava. Sentia-me um pouco perdida, no entanto, creio que terá sido mesmo essa a intenção da autora, fazer o leitor vivenciar diretamente todas as emoções e descobertas que Lilly ia sentido e tendo conhecimento ao mesmo tempo que a personagem as ia vivendo, isto é, não há nenhum momento em que a autora nos diga algo que a nossa protagonista não saiba, não existe um narrador na terceira pessoa que permita ter uma visão global da história e não centrada na personagem principal. Não me estou a queixar, até porque achei a experiência bastante interessante, apenas gostaria que houvesse uma descoberta mais antecipada da parte vil da história.
Gostaria de mencionar que a escrita da autora é completamente viciante, os pequenos apartes, as tiradas hilariantes a meio de momentos de tensão que muitas vezes me fizeram sentir um aperto no coração, tornaram esta leitura numa das minhas leituras/releituras favoritas deste ano.
"Sombras" é um livro para os amantes do sobrenatural, mas também para aqueles leitores curiosos que não se importam de mergulhar de cabeça naquelas histórias peculiares que nem todos têm coragem de explorar.

Não podia estar mais feliz por ter dado uma segunda oportunidade a este livro e mal posso esperar para voltar a este mundo! ;)

Aproveito para deixar aqui a música que me acompanhou e que me pareceu, após leitura atenta da letra, adequada ao enredo em que mergulhei nesta leitura.




Um beijinho e boas leituras!

Sem comentários:

Enviar um comentário