Opinião/Review - "Sorrisos Quebrados" de Sofia Silva - Editorial Presença

Bom dia Novelitos!

Finalmente estou de volta e trago-vos a primeira opinião deste novo ciclo.



Sinopse

Mais de 1 milhão de leituras na plataforma online Wattpad em apenas 1 ano Paola está num momento chave da sua vida. Vai ter de decidir se quer continuar a viver ou se vai deixar-se morrer às mãos do homem por quem um dia se apaixonou e com quem veio a casar. Como foi possível que aquele homem bem parecido, poderoso e deslumbrante se tornasse no monstro que a está a destruir? Mas Paola decide viver. 

E, no mais improvável dos lugares, vai encontrar de novo a luz e descobrir que, afinal, é possível amar outra vez. Sorrisos Quebrados marca a estreia de Sofia Silva na escrita de ficção. Um romance sobre violência doméstica, abuso sexual e as segundas oportunidades que a vida por vezes reserva.


Opinião

Estive a ponderar durante algumas horas se deveria ou não escrever esta opinião, no entanto, acho que é importante que diferentes perspectivas devam ser tidas em conta quando se vai ler um livro que se tornou um fenómeno intercontinental.
Sorrisos Quebrados é um livro que aborda temas bastante complexos e difíceis de digerir de uma forma muito leve, isto é, a escrita da autora permite que o leitor rapidamente consiga ler este livro sem que se sinta nauseado com o conteúdo.
Para quem não sabe, este livro, antes de chegar às livrarias, foi publicado numa plataforma virtual chamada Watpadd (a qual eu sigo e estou bastante familiarizada com a mesma), assim sendo, a sucessão dos capítulos é bastante rápida e o final do cada capitulo deixa o leitor à espera do seguinte. Esta característica é bastante típica da plataforma onde foi publicado porque os autores vão publicando capitulo a capitulo e não a obra por inteiro, como tal é necessário que os leitores se sintam sempre curiosos e com vontade de continuar a descobrir a estória que está a ser partilhada.
Apesar da escrita poética e leve que impera durante a narrativa, não posso dizer que este livro me tenha enchido as medidas como esperava.
Acho-o de certa forma surreal, existem situações que não correspondem à realidade e são romanceadas para facilitar a evolução rápida da narrativa.
Passo a explicar o meu ponto de vista:
- Uma criança traumatizada como a que nos é descrita no livro, nunca iria criar uma ligação forte com uma desconhecida no primeiro dia que entra em contacto com a mesma. Por muito que nos pareça que é bonito e que é possível, não o é e eu sofri-o na pele durante 2 meses. Não se trata da forma como se aborda a criança, trata-se de como ela vê o mundo e como a sua confiança tem de ser conquistada pouco a pouco. Não há magia, há tempo, esforço, dedicação e uma grande dose de paciência. Entendo que os leitores simpatizem com esta relação, mas para mim não funcionou porque não acho que corresponda à realidade. Apesar de gostar imenso da personagem Sol, não posso dizer que a sua construção estivesse completamente bem feita, existem falhas, mas não sou ninguém para as apontar, é apenas a minha opinião.
- Existem momentos em que a protagonista sofre abusos físicos sucessivos, o que seria de esperar tendo em conta o tema do livro, no entanto, não posso dizer que, principalmente, o prólogo me tenha emocionado ou chocado porque não entendo como uma pessoa sobrevive a tanta pancada sucessiva mantendo-se consciente e completamente racional para responder ao agressor. Não estamos a falar de estalos ou de pontapés, estamos a falar de violência física com o auxílio de objetos e outras intervenções que posso revelar sob pena de ser spoiler. Existem traços da personalidade dela que não me fazem criar uma ligação com a mesma o que acabou por tornar um pouco difícil a minha integração na estória. Há um par de coisas que não entendo e decisões/comportamentos que não consigo associar a uma personagem com um passado tão sofrido.
- A relação entre os protagonista é muito, mas muito repetitiva. Apesar de os achar extremamente queridos um para o outro, senti que me estavam a aborrecer porque os acontecimentos acabavam por se tornar previsíveis. Acho que teria imenso por onde crescer, no entanto, ficou no mesmo ciclo inicial que se foi construindo a partir da primeira interação entre os dois.
- Para quem não gosta de ler texto em Português do Brasil, poderá encontrar no livro algumas palavras ou expressões que quebrem um pouco a leitura. Não tenho rigorosamente nada contra, mas faltou uma revisão mais cuidada sob o texto. O livro foi publicado em primeiro lugar no Brasil e como tal é natural que tenha sido adaptado ao público alvo com algumas expressões características, no entanto, sendo que o livro foi posteriormente publicado cá e a autora é portuguesa acho que deveriam ter revisto totalmente o texto para não ficar uma mistura de dois idiomas/expressões idiomáticas desnecessariamente.
Confesso que fiquei mais interessada em compreender/saber o passado dos personagens do que propriamente o momento presente em que se debatiam sobre a sua relação e a forma como a iriam conseguir viver.
De salientar que também houve partes das quais gostei. Achei muito interessante ver algumas técnicas de pintura explicadas e exploradas sob o ponto de vista de adulto- criança e a criação de uma clínica de reabilitação que permitia que os seus habitantes recebessem não só tratamentos, mas a possibilidade de viver uma vida quase normal rodeada de pessoas que os entendem e aceitam pareceu-me bastante pertinente e enriqueceu a narrativa.
Sorrisos Quebrados é um livro de fácil leitura quase poético e cheio de pequenas ou grandes frases que nos fazem ponderar sobre a nossa vida e algumas das nossas escolhas. É um livro para qualquer pessoa, mas que poderá não agradar a todo o público. Não esperem chorar, não esperem ficar completamente rendidos só por olhar para a capa. leiam-no sem expetativas e de coração aberto para que a vossa opinião seja fiel ao vosso pensamento.
O livro não é de todo um livro mau, tem apenas algumas falhas que para mim me fizeram sentir um pouco desiludida com o mesmo, no entanto, se procuram um livro que vos faça sair da vossa ressaca literária tenho a certeza que este é uma boa opção. 
Leve, simples, ligeiramente poético e com algumas ilustrações, Sorrisos Quebrados, é um livro que prende o autor pela sua simplicidade.

5 comentários:

  1. Interessante o teu ponto de vista. Tenho este livro para ler e até estou bastante curiosa! Vamos ver se acabo por concordar contigo... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu estava tão, mas tão entusiasmada. Foi um grande balde de água fria :/

      Espero que gostes e desfrutes da leitura :) Não somos todos iguais e é isso que torna este mundo literário divertido e diversificado!

      Beijinho e boa leitura :*

      Eliminar
  2. É das poucas opiniões que vai de encontro ao meu sentimento em relação a este livro. Terminei-o na semana passada e já tenho a opinião escrita.
    Acho que sou mais dura do que tu, mas eu achei o livro mau. Não achei que escrita fosse poética, achei-a forçada e cheia de frases feitas que não fazem muito sentido.
    Nunca tinha pensado sobre a violência extrema do prólogo e o facto de ela se ter mantido consciente, mas tens toda a razão. Assim como a ligação entre a Sol e a Paola... Se bem que os traumas da Sol têm muito que se lhe diga. Eu usei spoilers na opinião para que se perceba o me desencanto. Não percebo o que encanta as pessoas. Não percebo o sucesso do livro.
    Também concordo contigo em relação a aspetos mais irrealistas e romantizados. Para mim isso faz com que o livro perca o interesse.
    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu andei imenso tempo a tentar escrever esta opinião sem ferir algumas susceptibilidades...só via pessoas a darem 5* e 5* e eu não percebia a magia que diziam encontrar. Foi um livro que me custou imenso a terminar, apesar de ser relativamente pequeno.
      A situação do prólogo foi tão forçada, tão na tentativa de fazer da Paola uma supermulher quase incapaz de ser destruída que eu fiquei na dúvida se aquilo teria sido um sonho ou se estava mesmo a acontecer...
      Acho que está mais que provado que os livros que agradam às massas não são para mim :/

      Boa leitura!!

      Eliminar
    2. Olá!
      Sim, é complicado escrever uma opinião de um livro super acarinhado pelas pessoas. Contudo, se reparares em algumas opiniões, apesar das 5 estrelas referem que o livro tem imprecisões, que não é assim tão espetacular como apregoam as classificações.
      É mesmo essa a palavras certa para descrever o prólogo: forçado.
      Acho que não é uma conclusão certa :). Há livros que toda a gente gosta e tu também gostas, outras que os outros não gostam e tu até adoras... É sempre uma lotaria, porque a leitura é uma coisa muito subjetiva.
      Boa leitura.

      Eliminar