Opinião/review - A Guardiã - O Livro de Jade do Céu




Sinopse
E se tudo o que conheces sobre as origens da Terra estiver errado?
Entre a vila medieval de Óbidos, a terra vermelha de Petra e as brumas da ilha mítica de Avalon, uma mulher confronta-se com o destino: Descobrir o seu potencial divino e salvar a humanidade. Enquanto se vê envolvida numa disputa entre as forças da Luz e das Trevas pelo domínio da Terra, divide-se entre o amor de dois arcanjos. Um triângulo amoroso que a arrebata, transforma e leva-a numa exaustiva viagem pelo mundo, em busca das míticas páginas de um livro sagrado. Nele, estão contidos os segredos das origens da humanidade e o seu propósito.
Uma obra de ficção repleta de aventura, romance e suspense que une a história, a religião e a ciência. O ponto de partida, esse, é num tempo tão remoto, que nada do que hoje conhecemos existia ainda e o planeta se aventurava pela primeira vez na imensidão do cosmos.

Opinião

Gostaria de começar esta opinião por dizer que sempre tive interesse em explorar este livro bem antes de ele ter chegado a uma nova edição, no entanto, não posso dizer que fiquei totalmente satisfeita com a leitura realizada.
O Universo de "A Guardiã - O livro de Jade do Céu" é bastante complexo e talhado por diversas teorias que acabam por se tornar bastante interessantes para quem, como a autora, é fã da sua exploração. No caso concreto da minha leitura posso dizer que muitas vezes não consegui encontrar totalmente interesse no seguimento e desenvolvimento de algumas teorias que foram sendo encaixadas ao longo do enredo e apesar de compreender a sua inserção nem sempre foi fácil seguir o pensamento da autora.
Confesso que inicialmente me custou um pouco entrar neste mundo, talvez por pensar que a acção se desenrolava de forma bastante lenta e um pouco introspectiva, isto é, havia uma constante reflexão (necessária) por parte da personagem principal que de certa forma me estava a aborrecer, mais uma vez, percebo a intenção e entendo que a autora nos quisesse dar uma visão intrínseca da personagem para que mais tarde conseguíssemos atribuir significado e ligação entre o que se passa no seu interior e as aventuras que viverá futuramente.
A leitura deste livro é uma viagem por várias crenças, mitologias e até várias disciplinas/áreas de interesse o que atribui à autora uma trabalho de excelência no que toca ao desenvolvimento, escrita e realização de pesquisa para a incorporação destes temas na sua composição.
De negativo tenho a salientar a existência de um triângulo amoroso, confesso que não sou fã e por mais bem explorados que estas ideias sejam nunca me conseguem conquistar. Sei que existem muitos leitores que gostam e até preferem a existência de mais ação do que a que receberiam se apenas houvesse um casal principal, mas não consigo atribuir qualquer interesse/significado à exploração de um triângulo amoroso num texto tão bélico como este livro pretende ser.
Gostava de salientar que a escrita de Ana Kandsmar me surpreendeu, bastante clara, coesa e em alguns pontos academicamente produzida, talvez por isso houvesse tantos altos e baixos durante a minha leitura. A disparidade de discurso tornou a leitura um tanto ou quanto agridoce, um romance dentro de um ensaio académico que me deixou com a sensação de ter aprendido algo, mas ao mesmo tempo que me escapou um pouco do fulgor que o romance poderia e deveria ter.

Sem comentários:

Enviar um comentário