Opinião - "As Guardiãs do York" de D.M.M. Ribeiro - Chiado Editora

Boa tarde Novelitos!!!

Hoje é dia de sair mais uma opinião aqui no blogue.


Sinopse

“Olhos castanhos são da Terra,

Azuis do Mar.
Cor de mel do Fogo
E cinzentos do Ar”.
“Por fim,
Olhos verdes deverão existir
Para a máquina
Energia poder produzir”.

Opinião

Quando a autora me contactou para que fizesse uma apreciação crítica deste livro, eu não sabia bem o que me esperava até porque a sinopse, à primeira vista, não nos diz muito sobre o conteúdo do livro.
As Guardiãs do York é um livro de fantasia que se passa num mundo alternativo ao nosso, onde o tempo, a evolução e a magia são diferentes do que estamos habituados a visitar. Devo dizer que me foi extremamente difícil perceber em que época/mundo se passava a história, sim é verdade que temos logo no inicio a apresentação do nome da localidade onde decorre a narrativa, mas creio que a apresentação de certas especificidades me deixou bastante confusa o que por sua vez atrasou ligeiramente a minha leitura.porque não me conseguia situar no tempo e espaço do decurso da narrativa.
Relativamente às personagens, tenho a dizer que gostei no geral da sua construção e das suas personalidades, no entanto faltava-lhes alguma coisa que me fizesse criar empatia com as mesmas. Penso que faltou espaço à autora para desenvolver melhor cada uma das personagens e suas especificidades.
A linha de pensamento da autora é bastante interessante, aliás toda a ideia por trás da escrita deste livro, a meu ver, está muito bem pensada, no entanto e novamente devido à curta extensão da obra, acho que se perdeu um bocadinho a essência porque os acontecimentos iam-se atropelando e principalmente no final do livro senti que estava a ser literalmente atropelada por um camião. Havia muita coisa a acontecer, muita coisa por perceber e no final muita coisa ficou por dizer.
Devo admitir que achei o livro um bocadinho previsível, não vos vou dizer que é mau porque não é, mas à medida que a narrativa avançava eu fui desvendando alguns dos mistérios através da minha intuição o que acabou por estragar um bocadinho aquele impacto que a autora pretendia criar quando chegássemos ao final do livro.
O livro lê-se bem e a escrita é bastante levezinha. Tenho de salientar que a autora tem um sentido de humor que eu aprecio muito, ri-me bastante de alguns momentos e sinceramente acho que foi o que mais gostei de toda à história à excepção talvez da misticidade que lhe foi conferida.
Posso dizer-vos ainda que não gosto da capa, entendo a sua intenção, mas não acho que faça jus à obra e ao seu conteúdo, além de que se apresenta um pouco desfocada.
Nota negativa para a revisão do livro, seja pela editora ou autora. Este livro está carregado de erros ortográficos e gramaticais que dificultam e muito a leitura do mesmo, por isso, se o forem ler não se irritem e tentem corrigir mentalmente os mesmos, foi o que fiz.
As Guardiãs do York é um livro para os amantes de fantasia que precisa de uma continuação que dê ao leitor mais informação sobre o mundo/personagens e história e à autora espaço para desenvolver melhor as suas ideias porque tem potencial para tal .

Muito obrigada à autora por esta oportunidade. Fico à espera da continuação ;)

Beijinhos e boas leituras*

Sem comentários:

Enviar um comentário