Opinião - Anjos Negros de Laura Alho




Sinopse

O Inverno chegou mais cedo e trouxe com ele uma vaga de crimes rituais, que os inspetores Lima e Newton têm que resolver. Um assassino em série, que se denomina de Anjo Negro,ameaça Lisboa e deixa bilhetes singulares, revelando uma missão clara - eliminar todos aqueles que considera Indignos.Contudo, ao longo da sua missão, faz várias descobertas que ditarão o seu futuro e o das pessoas envolvidas neste caso.


Num cenário repleto de simbologias e histórias entrelaçadas, o mistério adensa-se e, o que parecia ser umainvestigaçãocomum, começa a ganhar contornos estranhos e entusiasmantes. Marta Brandão, a conceituada psicóloga forense, entra na equipa de investigação, cujo objetivo primordial é identificar o Anjo Negro.Mas será que estão no caminho certo? Ele é furtivo e preparou a Batalha Final com a confiança de que sairá vencedor. Sendo um Escolhido, poderá ser apanhado?E se, em vez de um, forem dois Anjos Negros?
Depois de Um Paraíso no Inferno, Laura Alho apresenta um romance policial surpreendente onde coloca o leitor no meio da trama e o incita à reflexão. A determinada altura dará por si a dialogar com os Anjos. 
Dentro de si, há um anjo negro.
E a pergunta que se coloca não é se algum dia irá soltá-lo. Mas, sim, quando



Opinião

Quem me conhece sabe que adoro analepses, principalmente aquelas com a capacidade de me deixar com a "pulga atrás da orelha", por isso, não será de admirar que o início desta história me tenha agradado tanto, não só pelo ambiente criado em torno das vivências obscuras ligadas à violação e suas consequências, mas também pelo impulso que de certa forma atribuiu a toda a narrativa.
Fiquei de coração partido quando me apercebi de que existia ali um coração de mãe que não sabia como se sentir e, talvez por causa do desespero da situação, acabou por deixar-se vencer pelo cérebro e pelo ódio que sentia por quem a deixou naquele estado de pobreza física e de espírito, como se toda a sua vida e esperança fossem sugadas.
Penso que muita gente poderá pensar que este início é descabido ou quase out off topic, mas para mim foi importante seguir este passado para mais tarde perceber certas atitudes que de outra forma seriam reprováveis.
Gostei que houvesse uma descrição detalhada da parte da psicologia forense até porque é um tema que me interessa muito, no entanto, houve momentos que isso me travou a leitura por se tornar um pouco densa e devo admitir que fiquei um pouco desiludida por sentir que a Marta era apenas uma personagem acessório que não se vê crescer ou criar importância dentro da história.
Entendo o nosso protagonista como um justiceiro que procura limpar a sociedade de todos aqueles que não preenchem os parâmetros sociais ou cometem erros que não são aceitáveis aos seus olhos, afinal este personagem vive uma constante luta interior entre o que quer fazer e o que deve fazer em relação à justiça que teima em andar atrás de si.
Acho que este livro tem uma componente psicológica muito bem assente, aliás fez-me refletir mais sobre os sentimentos e pensamentos de cada personagem do que propriamente com as suas atitudes diretamente descritas porque havia sempre aquela sensação de que tinha de haver mais do que aquilo que se via, havia sempre mais para perceber e muito mais para desvendar.
A história começa lentamente, mas aos poucos vai marcando um ritmo viciante que não permite que o nosso cérebro deixe de fazer conjecturas sobre o que vai acontecer, como vai acontecer ou se realmente alguma vez haverá salvação para o um Anjo Negro tão amargurado.
Para quem gosta de mistério com um pouco de romance e desafios pessoais inerentes à leitura, este é um bom livro para ocupar o vosso tempo, o tamanho pode assustar, mas assim que entram na história as páginas voam.

1 comentário: