Opinião - Sonho de Liberum

Boa tarde Novelitos!

Sei que tenho andado um pouco desaparecida, mas a minha vida académica não me tem permitido postar tanto como gostaria, no entanto, vamos ver se hoje consigo pelo menos atualizar 1 desafio e publicar as 4 opiniões que estão em atraso.

Sem mais demoras, vamos então começar.



Sinopse

"Preparada para se tornar líder do Reino de Essentia, Gweniver vê a sua vida invadida por uma profecia tornada realidade: ela é a escolhida, com ligação aos cinco elementos mágicos e o principal alvo de Galium, um rei maléfico obcecado em impedir o cumprimento da profecia.
                Do meio do caos surge Dominic, um misterioso soldado determinado a proteger Gweniver, até com a própria vida. Juntos vão tentar desvendar a localização das flechas mágicas, enfrentando perigos inimagináveis com a missão de derrotar a ditadura de Galium.
                O amor que cresce entre ambos poderá ser a salvação ou a perdição da profecia e, ainda, a morte de Gweniver...



Opinião

Gostaria de começar esta opinião pela capa do livro, normalmente deixo estes pormenores para o fim, mas creio que neste caso precisamos de parar um pouco e admirar a complexidade que está impressa nesta representação. Todos os elementos da capa nos dão um pequeno vislumbre do que poderemos encontrar ao longo das páginas desta história de fantasia, o que a meu ver torna a apresentação física do livro mais interessante porque podemos começar a conjurar a partir da capa sem quase termos necessidade de espreitar a sinopse.
Ao longo das primeiras páginas deste livro vamos conhecendo as personagens principais dentro do seu mundo e das suas ambições/obrigações o que permite ao leitor criar uma empatia instantânea com elas independentemente do seu papel dentro da narrativa, isto é, ainda que o vilão possa ser claramente uma personagem fria e a evitar, o leitor acaba sempre por se sentir próximo dele, dos seus pensamentos, mas principalmente dos seus medos e fraquezas, afinal é nisso que se centra a necessidade de impedir a concretização da profecia ancestral.
Achei o inicio um bocadinho lento, mas necessário para me sentir envolvida pelos espaços e acontecimentos o que me facilitou e muito a leitura do resto da obra que se desenrolou de forma alucinante e proveitosa.
As personagens foram muito bem construídas e adorei as lutas interiores dos protagonistas em relação ao dever e ao que realmente o seu coração ditava como correto, acho que houve um crescimento constante na sua personalidade que lhes permitiu deixar sair todas as qualidades que lhes foram atribuídas.
O final foi um pouco previsível,no entanto, acho que a forma como foi apresentado deixa de lado esta parte menos positiva e não me parece que torne este livro menos agradável.
A escrita desta autora é fluída e não permite que o leitor se desvie por um segundo do que se está a passar, o livro está recheado de descrições maravilhosas e de  diálogos com a capacidade de transmitir os mais diversos sentimentos.
Sonho de Liberum é um livro repleto de magia, beleza, amor e de mistérios que precisam de ser vividos e desvendados pelo leitor sem medo de admitir que até o que parece mais óbvio nem sempre vai de encontro ao que realmente acontece. Eu admito, fui algumas vezes surpreendida e enganada pela autora e isso só me fez sentir ainda mais contente por ter pedido e tido a oportunidade de me deleitar sobre este pequeno mundo que de pequeno pouco tem porque a partir do momento em que entrámos e nos deixámos envolver já não somos capazes de pousar o livro e não ficar a pensar "o que acontecerá a seguir?", " será que este amor sobreviverá a todas as adversidades que lhe serão impostas?" porque assim que virámos a primeira página todas estas personalidades passam das páginas para a nossa mente e aí ficam até que o livro solte o seu último fôlego que nos vai deixar no limbo, entre o sentimento de missão cumprida e o de querer mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário