Opinião - Eleanor & Park de Rainbow Rowell

Boa Noite Novelitos :)

Hoje é dia de Opinião!

Emaranhado de palavras


Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 336
Editor: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897101229


Sinopse
Dois inadaptados. Um amor extraordinário.

Eleanor... é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.
Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.
A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.
Críticas de imprensa
«Divertido, cheio de esperança, sensual e verdadeiramente de levar às lágrimas, este romance irá conquistar adultos e jovens.»
Kirkus Review


Outras Críticas
«Nunca vi nada como Eleanor & Park. É uma belíssima história de amor. Relembrou-me o que é ser jovem e apaixonado por uma rapariga, mas também ser jovem e apaixonado por um livro.»
John Green, autor de A Culpa é das Estrelas


Sobre a autora



Rainbow Rowell vive em Omaha, Nebrasca, com o marido e os dois filhos.
Por vezes escreve sobre os adultos, e outras vezes sobre jovens, mas aborda sempre pessoas tagarelas, que erram e fazem asneiras e que se apaixonam. Quando não está a escrever, Rainbow lê banda desenhada, planeia viagens ao Disney World, e argumenta sobre coisas que na verdade não são muito relevantes no grande esquema do mundo







Opinião

Eleanor & Park foi um livro que constantemente me foi conquistando e perdendo à medida que avançava na leitura.
Gostava de vos dizer que amei, que não há outro igual e que o recomendo fervorosamente, no entanto, não estaria a ser correcta comigo mesma e muito menos com vocês.
Este livro é sem dúvida um livro direccionado para um público mais juvenil mas ao mesmo tempo torna-se apetecível para os adultos, tudo nele atrai o nosso olhar e aguça a nossa curiosidade o que faz com que não consigamos resistir à vontade de o folhear.
Há inúmeros aspectos positivos a apontar-lhe, o romance é doce e vai florescendo à medida que vamos acompanhando a vida diária dos personagens, não há pressa, não há porque estar a acelerar algo que pode ser desfrutado de uma forma tão doce e fofinha, sim, o romance é a coisinha mais fofa que li nos últimos anos, cheio de pequenos gestos tímidos e arrebatadores que nos derretem à medida que vai avançando; a banda sonora torna-se parte de um todo, há uma ação simbiótica entre a relação dos personagens e a partilha de várias faixas musicais (dos anos 80, sem dúvida a melhor década a nível musical) o que acaba por permitir que o leitor mais juvenil tenha acesso a grandes clássicos da música internacional de modo a enriquecer o sua cultura.
Seria tudo perfeito, não fossem as lacunas que se encontram no enredo. Há uma série de coisas e acontecimentos que ficam a pairar, não se sabe como se vão desenrolar, não se sabe se alguma vez vão ter uma meta e muito menos se sabe porque é que estão ali.
Ora atentem no tema do Bullying, a autora fez um grande alarido, a meu ver necessário, em torno deste tema e das passagens em que a Eleanor sofria com esta realidade, no entanto, ficamos por aí, não houve um desfecho, os culpados não são apontados, não são punidos e o tema perde a sua essência.
Outro tema mal explorado é a violência doméstica, no livro é-nos apresentado um padrasto inútil, constantemente embriagado, rancoroso, violento e uma mãe submissa, sempre a viver com medo das reações do seu companheiro, mas não vemos qualquer atitude perante esta situação, aliás, continuo sem perceber como é que pode ter terminado o livro sem nos explicar o que aconteceu àquela família.
Sinceramente acho que a autora tanto quis fazer que acabou por deixar demasiados espaços em branco no seu enredo, preocupou-se com o romance (o que não é de todo negativo), mas deixou-se levar por ele e acabou por ir esbatendo temas que poderiam ter sido melhor explorados, resolvidos e apresentados ao leitor. Creio que seria mais interessante para jovens e adultos ver uma abordagem mais séria e conclusiva em relação aos dois temas que mencionei acima porque se pensarmos bem  milhares de crianças, homens e mulheres sofrem desses problemas e raramente vemos isso retratado em livros direccionados para o público mais jovem, penso que poderia ser visto como um suporte ou como uma apresentação às claras destes terrores que estão cada vez mais presentes na nossa sociedade.
Eleanor & Park é um livro de amor, carinho, diferença e lealdade cheio de pequenas surpresas e detalhes que nos fazem apaixonar pelos seus personagens principais, no entanto, merecia mais do que este final e muito mais tempo e páginas para que a cada problema fosse dada a devida solução.



Para finalizar cá fica a banda sonora :p


1 comentário:

  1. concordo plenamente coma parte final da tua opinião.acho que merecia um pouco mais de atenção :)
    http://the-colorfull-reader.blogspot.pt/

    ResponderEliminar