Opinião - Esquiço de Elsa Graça

Como é do conhecimento de quem já me segue há algum tempinho, consegui recentemente duas parcerias para o blogue e do resultado de uma dessas parcerias chegou cá a casa um livrinho mimoso e cheio de segredos oferecido pela Chiado Editora. Hoje venho dar-vos a conhecer esse livro e a minha opinião após a sua leitura :)



Edição/reimpressão: 2015
Páginas: 120
Editor: Chiado Editora
ISBN: 9789895131358
Coleção: Viagens na Ficção

Sinopse
…Não mais haverá um tempo que se encontre comigo e eu deixe ir incólume, nunca mais. Agora, logo que o encontro vivo-o, consumo-o e quando ele quer ir, deixo… Mas comigo ficou a alma, o poder de fazer mais uma ruga, uma artrose, mas eu preciso deste tempo. Se não o consumir a minha vida vai-se, perde sentido, e o tempo aborrece-se de mim e parte de mim para outro.
…A idade traz a forma veemente de se fazer ouvir alto quando se fala baixo.
…Morte? Desconheço-a. Mas, como os dias e as noites que se sucedem, assim a vida e morte são uma só. Também desconheço a vida e não a temo. A morte será mais um passo, mais um dia ou uma noite.
…Comecei a pensar na minha verdade, que deixou de ser suficiente. Das pessoas que me rodeavam, tinham todas a sua verdade, que defendiam como damas, e achei que a minha verdade era incompatível com as demais. O que fazer perante verdade absolutas e indesmentíveis, mas incompatíveis?
…Ela cumprimentou-me, afável. Imagine-se, como pode Ela ser afável aos olhos de um ser humano? Ela petrifica-nos.
…Sem mim não te darias conta que tens que agir, tens que interagir, tens que procurar, justificar a tua existência, se quiseres ser mais do que… uma alface.
O tempo começou por me aterrorizar. Como usá-lo ou não usá-lo. Chegar ao final do dia perguntava: Vivi? Vivi como eu quis, ou apenas fiz qualquer coisa?
Aqui o Tempo, O medo, a Liberdade e a Vontade assumem o seu lugar.
No final digo: Vale a pena…
Opinião:
Quando recebi este livro e parei para ler o seu titulo pensei que seria mais um romance, no entanto, optei por abri-lo completamente às escuras, não li a sinopse, quis ser surpreendida, afinal o livro veio cá parar sem ser pedido porque não dar-lhe uma oportunidade livre do preconceito de já saber de antemão o que poderá acontecer? Foi o que fiz e sinceramente não me arrependo.
Ao longo da leitura fui-me apercebendo de que esta narrativa não era para ser folheada de ânimo leve, havia sempre um ponto para reflectir e uma noção a reter, no fundo quero acreditar que a ideia central do livro era fazer o leitor pensar sobre os desperdícios e oportunidades com que diariamente se vê confrontado e muitas vezes nem se apercebe.
O livro é uma metáfora cuidadosamente engendrada que permite que o leitor assista a uma maturação do narrador e da sua visão sobre as coisas que o rodeiam. Há o cuidado de frisar que o tempo é efémero e, por isso, deve ser aproveitado sem grandes correrias porque é no meio dessas correrias que perdemos o mais importante, a oportunidade de viver e viver com qualidade.
A necessidade do narrador em transmitir todos os conhecimentos e experiência que vai adquirindo ao longo da sua viagem introspectiva reflecte-se na existência de personagens que meramente existem para obrigarem a narrativa a desenrolar-se de uma forma educacional para ambas as partes, a que escreve e a que lê.
No fundo creio que o livro se trata de um amealhado de lições que a autora conseguiu aprender ao longo da sua vida e que, de certa forma, as quer partilhar com os seus leitores antes de também eles chegarem ao ponto de se preocupar com o envelhecimento e com o tempo que ainda resta para viver. Os medos tornam-se apenas letras nas palavras e o passado apenas parte do futuro que um dia chegará e se lembrará que em algum momento foi ali que esteve e foi ali que começou, do nada passando pelo tudo e voltando ao nada quando a morte abarcar o ser vivo.
Foi um livro desafiante, devo dizer que não estou habituada a este tipo de livro e que ao início me causou alguma dor de cabeça até que por fim consegui entrar e realmente aproveitar a sua essência. 
Para quem gosta de ler e reflectir sobre o que está a ler enquanto se questiona sobre a vida e a sua efemeridade, tantas vezes desperdiçada com coisas banais, este é o livro ideal, bem escrito, bem contado e muito leve porque é do narrador para o leitor, da primeira pessoa para o exterior do livro, é pessoal, transmissível, mas acima de tudo meditativo.
Quero frisar ainda que este livro não é apenas composto por prosa, mas também poesia bem como alguns excertos de músicas conhecidas que nos transportam para outro nível interpretativo e completivo que em tudo torna a leitura bem mais interessante e fluída.

E como costume deixo-vos com uma música que redescobri enquanto pesquisava uma música referida no livro, e que acompanhou a minha leitura desde então.

2 comentários:

  1. É uma glória chegar a qualquer idade e transmitir apenas as coisas positivas que a vida ensinou ,sem amargura alguma.Depois de ler este livro e meditar ,ficamos mais felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde :)
      Sim é verdade ;) Fez-me pensar durante toda a leitura e repensar prioridades :) Definitivamente uma boa aposta :)

      Eliminar