Opinião - Hush Hush de Becca Fitzpatrick


Se seguem o blogue (como se não tivesse mais que fazer, ai Ana que tu estás a ficar convencida), sabem que ontem postei que tinha começado a ler o livro Hush Hush, mas na verdade já o tinha iniciado no dia 3 de Fevereiro, o post é que veio um bocadinho mais atrasado.
Terminei o livro e hoje deixo-vos aqui a sinopse, a opinião, a música que me acompanhou e/ou me faz lembrar da história e dos seus acontecimentos e algum as imagens (retiradas da net, caso seja eu a editar colocarei na sua legenda essa indicação) alusivas ao livro. SEM SPOILERS, vai ser difícil mas vou tentar, prometo.


Edição/reimpressão : 2010
Páginas : 320 Páginas
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-04549-2
Idioma : Português

Sinopse:
Um juramento sagrado
Um anjo caído
Um amor proíbido

Apaixonar-se não fazia parte dos planos de Nora Grey. Nunca se sentira atraída por nenhum dos rapazes da escolar, apesar da insistência de Vee, a sua melhor amiga.
Então, aparece Patch. Com um sorriso fácil e uns olhos que mais parecem trespassar-lhe a alma, Patch seduz Nora, deixando-a completamente indefesa.
Mas, após uma série de encontros assustadores com Patch, que parece estar sempre onde ela está, Nora não consegue decidir se há de cair-lhe nos braços ou fugir sem deixar rasto.
Em busca de respostas para o momento mais confuso da sua vida, Nora dá consigo no centro de uma antiga batalha entre imortais. E quando é chegada a altura de escolher um rumo, a opção errada poderá custar-lhe a vida

Opinião:

Em primeiro lugar é importante referir que este não foi o meu primeiro contacto com este livro, já o tinha lido e devo dizer que voltou a agarrar-me da mesma forma que me agarrou da primeira vez.
Hush Hush é a típica história young adult fantástica sem tirar nem pôr, temos todos os possíveis clichés que se podem imaginar, no entanto, eu prefiro focar-me naquilo que me fascina ou é capaz de me fazer devorar o livro sem me preocupar com o que vão dizer, pensar ou criticar, ou seja, estou-me a borrifar para as vozinhas que dizem que estou a ficar velha para ler este género de livro, que não me ensina nada e que acaba por ser uma perda de tempo porque só o que essas vozes lêem é que é bom é que vale a pena, a isso eu chamo ser invejoso e preconceituoso, não é por lermos isto ou aquilo que vamo-nos tornar personagem do livro ou seguir determinada ideologia, desculpem lá se vos estou a chatear, mas sinceramente, leiam o que vos dá prazer e "caguem" no que os velhos do Restelo andam para aí a apregoar e se vos deixar mais bem dispostos façam o que cá em cima chamamos de manguito.
Sem mais do que reclamar sobre as pessoas, falemos então sobre o livro e o seu aspecto. Em relação ao exterior há que dizer que a capa não é nada de especial (não me matem já, adoro os relevos), a imagem dás-nos um ligeiro spoiler sobre o que aconteceu a um dos personagens, achei-a um bocadinho aborrecida, quer dizer, temos ali um tipo suspenso, qual é a piada? Mas não me interpretem mal, achei fabuloso que a editora tenha mantido as capas originais e não se tivesse colocado a inventar como algumas que bem conhecemos, é que às vezes até pode correr bem, noutras... bem não interessa, folgo em saber e em ter na minha estante as 4 capas originais.
Voltando-me agora para a história em si posso dizer-vos que adorei este livro é dos poucos livros do género que me faz suspirar e roer as unhas (ou fingir que as estou a roer vá) e acreditem em mim, detesto literatura fantástica, sou uma pessoa extremamente céptica e não consigo encaixar alguns seres mágicos e remodelações que lhes vão fazendo em algumas narrativas, acreditem, não avanço, no entanto, este livro diz-me muito não só pelo romance que me deixa derretida por não ser o chamado "mimimi" (aquela coisa melosa e ranhosa que nos faz pensar " Claro que era assim..."), mas também porque me faz rir imenso, estremecer e acima de tudo me faz aprender mais algumas coisitas sobre a única criatura "sobrenatural" que admiro - os anjos.
Há uma ligeira visão teológica sobre estas criaturas o que por si só torna o livro mais interessante, quem não gostar poderá ficar a gostar e quem já gosta, ganha outra consciência sobre algumas noções e histórias de criação destas criaturas.
Ao longo da narrativa temos vontade de entrar no livro e roubar o Patch à Nora, única e exclusivamente porque ele é bom demais para ela, já da primeira vez achei que ela era uma personagem fraca, vazia, demasiado infantil (e sim eu sei que é adolescente) e egoísta, tudo se centra nela, no que sente, no que vive e constante pensa que o seu umbigo é o centro do mundo, se calhar eu também seria assim tento em conta as circunstâncias, mas aquilo irrita-me profundamente.
Além da Nora tenho a apontar inúmeros aspectos negativos a outras personagens como a Vee ( a melhor amiga dela) que é simplesmente um calhau com olhos, acreditem é a melhor descrição que consigo dar sem fazer spoilers; o Elliot é demasiado perfeitinho que até assusta; o Jules é demasiado esquisito e completamente vazio até chegarmos a certo ponto do livro, enfim, infelizmente não posso dizer que seja um livro com personagens bem construídas, no entanto, viciam-me na narrativa e no desenrolar da história o que é bom e me faz deixar passar a minha irritação ao lado, afinal o que importa é que o livro nos prenda, não que gostemos desta ou daquela personagem ( e já sei que podemos criar empatia com as personagens, eu crio, mas neste caso só me irritaram).
Escusado será dizer que minha personagem favorita é o Patch, ele  é simplesmente a coisa mais sinistra e engraçada de sempre, sempre com uma piada ou uma atitude creepy a mostrar, ele sim vale a pena, mais que não seja para criar algum peso na narrativa.
Para quem gosta de seres mágicos, anjos, anjos caídos e afins este é um livro levezinho, viciante ,electrizante, arrepiante e muito, mas muito divertido.
Só tenho a pedir-vos que tenham é alguma paciência, a quantidade de gralhas é enorme (pelo menos na minha edição), desde palavras repetidas, trocas de lugares entre sujeito e verbo do género " comeu ele"( sim parece estúpido, mas é verdade) e algumas incoerências a nível de verbos transitivos, tirando isso, a leitura agradável e recomendável.

Imagem retirada do google, possivelmente colocada num tumblr- NÃO É DA MINHA AUTORIA


Como disse não vos vou spoilar com imagens de quotes que gostei, deixo-vos apenas esta montagem que para quem não leu não faz sentido nenhum e parece completamente random, mas quem já leu compreende. A meu ver a montagem está simplesmente fabulosa, quer pela escolha das imagens quer pelas cores que elas têm. Se não leste, lê e depois dá-me a tua opinião :)

A música que me parece enquadrar melhor neste livro é:





Música: Iris
Interprete: Goo Goo Dolls

Espero que tenham gostado e encontramo-nos na próxima opinião, até lá divirtam-se e leiam MUITO!






Sem comentários:

Enviar um comentário