Opinião/Review - "Correntes" de Patrícia Morais

 Olá Novelitos!


Estou de volta com uma nova opinião!





Depois da releitura de "Sombras" e de receber um convite, completamente irrecusável, decidi embarcar na leitura do conto "Correntes" da autora Patrícia Morais.

Ao longo da leitura de "Sombras", como referi na minha opinião, são-nos apresentadas diversas personagens que vão entrelaçando a sua historia com a da nossa protagonista. "E que história é essa?", perguntam vocês, pois bem, a partir do dia 1 de outubro irão ter a oportunidade de conhecer a história de Ada e ficar a saber os motivos que levaram esta jovem a juntar-se à organização Diabolus Venator. 

Ada é uma jovem que foi obrigada a  crescer e amadurecer muito rapidamente devido à espiral degradante em que a sua vida se tornou após o falecimento da mãe.

Esta história de superação é-nos narrada na primeira pessoa e apresenta episódios violentos e angustiantes que prendem o leitor e o obrigam a criar empatia com Ada e os seus irmãos.

Há momentos em que a respiração fica presa nos pulmões e a nossa capacidade de distanciar a nossa realidade da realidade da personagem se torna quase inexistente. Durante esta leitura fui várias vezes invadida por sentimentos de repulsa, impotência e raiva, o que por sua vez, tornou a experiência de leitura assustadoramente real. A minha preocupação com Ada e a sua família crescia a um ritmo descompassado, atrevo-me a dizer que a autora escreveu esta história de uma forma tão crua que me fez questionar-me sobre quais seriam as minhas ações caso, como Tayee, tivesse uma amiga que padecesse de tal infortúnio.

Os temas abordados neste livro são atuais e, infelizmente, cada vez mais comuns. A ausência parental, o alcoolismo e a violência doméstica estão bastante presentes nas páginas deste conto e certamente haverá momentos em que o leitor, tal como eu, se sentirá de tal forma revoltado que acabará por sonhar com estes eventos, tal é a necessidade do seu cérebro compreender e tentar encontrar soluções para os problemas apresentados. Ada sente essa necessidade, a necessidade pulsante de tentar resolver a sua vida e proteger os seus irmãos, mas vê-se numa situação monetária incomportável e num processo judicial que teima em avançar.

À semelhança de "Sombras", existe a presença de seres místicos que em conjunto com a parte humana e social da novela irão ajudar a desconstruir e impulsionar o enredo. Para os mais novatos neste género de temática, a autora disponibiliza, no final, um glossário de criaturas para auxiliar na imaginação, materialização e conhecimento destes seres místicos cheios de encantos e características assustadoramente criativas e lendárias.

Tide Springs é uma cidade pacata, repleta de uma misticidade que nem todos querem ou são capazes de compreender e ,por isso, parece que a maioria dos seus habitantes vive alheia aos problemas que só os mais loucos parecem prestar atenção. Ada sente-se como uma dessas loucas quando começa a questionar-se sobre a veracidade daquilo que ouve ou vê e é nesse momento que compreende a sua vocação.

Ada é, sem dúvida, a personagem mais calma e maternal que este mundo mágico de Patrícia Morais nos apresenta, é uma jovem destemida que procura sempre ver o melhor nos outros e acima de tudo é das poucas entidades que julga justamente as atitudes e comportamentos dos outros habitantes da mansão a quem se orgulha de chamar não só companheiros, mas também amigos. É extremamente protetora, dotada de uma inteligência bastante aguçada, curiosa por natureza, cheia de vida, mas ao mesmo tempo tem uma aura sombria porque carrega nos ombros a dor da tragédia que a levou a abandonar tudo e juntar-se a esta organização.

"Correntes" é uma short story que nos enriquece, a escrita é fluída e acaba por fazer com a que experiência de leitura ocorra a um ritmo alucinante, não deixando grande margem para ocuparmos a nossa mente com outros assuntos.

Gostei imenso desta leitura, principalmente pelo facto de ter conseguido criar esta ligação de amizade e preocupação com Ada, mas também porque este pequeno conto me fez ter uma visão um bocadinho mais ampla sobre os motivos que poderão ou não levar as diversas personagens a seguir o caminho que Lilly seguiu. 

Assim sendo, só posso desejar que haja mais oportunidades de explorar as histórias das outras personagens de uma forma tão intima como a que a autora escolheu para nos dar a conhecer Ada.

Espero que em breve tenhamos novidades!


Leiam-no e partilhem-nos com os vossos amigos, vale a pena, mesmo que seja para voltar a ter aquela sensação mágica de se ser absorvida/o por uma história!


Deixo aqui a música que me acompanhou nesta leitura:



Podem adquirir este conto através da amazon, deixo aqui um dos links possíveis:

Correntes na amazon

Um beijinho e boas leituras!





Sem comentários:

Enviar um comentário