Opinião - "Fomos Instantes" de Débora Macedo Afonso - Chiado Editora

Vamos então a mais uma opinião :)



Sinopse

Sinopse

Vitória era aluna no Instituto Politécnico de Bragança e frequentava o seu último ano de licenciatura quando descobriu a magia do primeiro amor. Ela era responsável e determinada mas viu a sua vida virada do avesso ao apaixonar-se perdidamente por Guilherme, um jovem de pensamentos incertos e atitudes inconstantes. Apesar de terem personalidades diferentes acabaram por se completar. Desde a partilha de momentos únicos até à entrega total de sentimentos, saborearam a loucura e a intensidade de instantes irrepetíveis. Contudo, será que aquilo que os unia era forte o suficiente para enfrentar as surpresas da vida?


Opinião

Assim que a autora me contactou para que fizesse divulgação e li a sinopse, fiquei tão entusiasmada com a possível história que se viria a desenrolar nas páginas deste livro que acho que criei uma certa expectativa elevada sobre ele o que acabou por me deixar um pouco sem chão quando o terminei e realmente vi que, infelizmente, não gostei de muita coisa.
Gostaria de começar por dizer que me fez imensa confusão o livro não estar divido por capítulos porque eu sou a típica leitora que precisa do momento de pausa que a mudança de capítulo impõe, isto é, senti que a sequência cronológica era um pouco difícil de acompanhar porque no mesmo bloco de texto era capaz de encontrar uma sucessão de acontecimentos que se atropelavam uns aos outros. Era fácil de seguir a linha de pensamento da autora, mas penso que se houvesse uma pausa ou uma inserção de capítulo seria mais fácil para nos situar e fazer com que acompanhássemos melhor as situações e o decurso das mesmas.
Ao longo da narrativa vamos conhecendo a vida pessoal e académica de Vitória e apercebemo-nos que dentro de si encerra muitas das qualidades e vivências de uma estudante universitária normal, no entanto, achei-a um pouco ingénua em relação a tudo o que se passava na vida dela, principalmente quando isso estava diretamente ligado à relação que se cria entre si e o Guilherme.
Eu quero acreditar que este romance se aproxima do que na realidade acontece nos dias de hoje, não só quando falamos de amores dos tempos de universidade, mas também do tipo de romance que se tem vindo a criar hoje em dia na nossa sociedade e, isso, confere ao livro uma narração bastante atual, mas que de certa forma não me agrada, isto é, há vários momentos do romance, da relação entre a Vitória e o Guilherme que eu não consigo compreender nem consigo de certa forma aceitar porque para mim seriam atitudes/situações totalmente reprováveis, mas como disse, não me surpreende tendo em conta a forma como se vão desenrolando as relações na vida real.
Tenho a dizer ainda que detestei a personagem masculina principal, senti que não houve uma ligação genuína com o par e que de certa forma era demasiado infantil para assumir algo ou simplesmente preocupar com manter esse algo, perdoe-me quem gosta do Guilherme, mas sinceramente não empatizei com ele nem me pareceu haver uma tentativa verdadeira de redenção em relação às suas falhas.
O livro centra-se quase na totalidade nos encontros e desencontros do nosso casal ( o que penso ter sido intencional tendo em conta a extensão desta obra) e atribui menor "importância" às interações familiares e de amizade, apesar de sentir que houve o cuidado por parte da autora de frisar bem desde inicio que existia um circulo de amigas coeso e de confiança no qual a protagonista se apoiava, no entanto também me pareceu que havia uma ausência de bons conselhos que realmente guiasse a protagonista para fora do abismo em que se sentia. 
Achei que precisava de mais espaço para que a narrativa fluísse, o livro soube a pouco e teve pouco por onde expandir o que , a meu ver, foi uma pena porque me pareceu que a autora tinha mais para dar.
De salientar que adorei a descrições de Bragança, talvez seja até um dos pontos mais positivos do livro, há um cuidado em transportar o leitor diretamente para o local onde a narrativa se vai desenrolando e de o ambientar ao espaço através de pequenos pormenores que só quem realmente conhece a cidade como a palma da mão pode salientar.
Gostei também da escrita da autora, é leve, não maça o leitor e deixa-nos sempre à espera que algo mais aconteça o que, por si só, já nos faz querer pelo menos saber como termina esta aventura.
Fiquei ligeiramente irritada com o final porque me pareceu que se desenrolou com muita rapidez e me deixou pendurada à espera da continuação.
Apesar de não ter ficado grande fã do romance quero muito saber como se vai desenrolar esta história e ter a oportunidade de ver o crescimento desta autora que ainda tem tanto por onde crescer e para nos oferecer.
Para finalizar quero só dizer que o título foi maravilhosamente escolhido e que a capa se enquadra muito bem com a história (se lerem vão entender) o que atribui à narrativa uma face e um design bastante engraçado ao livro.



Sem comentários:

Enviar um comentário