Opinião - Uma Semana Para Te Amar de Monica Murphy

Boa noite Novelitos :)

As férias estão quase a acabar, mas ainda tenho tempo de vos deixar mais uma opinião antes de começar a confusão associada ao meu percurso universitário.



Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 208
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898626554


Sinopse
Temporária. É a palavra que melhor descreve a minha vida nos últimos anos. Sou a mãe temporária do meu irmão mais novo, já que, aparentemente, a nossa mãe não quer saber de nós. Tenho um trabalho temporário num bar, pelo menos até conseguir arranjar outra coisa. E sou a namorada temporária que todos os rapazes querem ter, porque me deixo seduzir facilmente. Ou, pelo menos, é o que dizem os rumores.
Sou neste momento a namorada temporária do Drew Callahan, lenda da equipa de futebol da universidade e de quem toda a gente gosta. Ele precisava de alguém que fingisse ser sua namorada durante uma semana. Em troca de dinheiro. Muito dinheiro.
Levou-me para o seu mundo falso, onde toda a gente me detesta e onde toda a gente quer alguma coisa dele. Mas a única coisa que o Drew parece querer sou eu.
Já não sei em que acreditar. Tudo o que eu sei é que o Drew parece precisar muito de mim. E eu quero estar lá para ele. Para sempre.
Se estiverem com curiosidade a Topseller disponibiliza os primeiros capítulos aqui.
Sobre a autora:
Monica Murphy é uma autora norte-americana cuja coleção de livros intituladaOne Week Girlfriend Quartet já é bestseller do New York Times e do USA Today. Uma Semana para te Amar é o primeiro título desta série. Escreve ficção para jovens adultos, além de romances contemporâneos. Vive com o marido e os três filhos no sopé das montanhas de Yosemite, na Califórnia. Adora livros e acha que tem o melhor trabalho do mundo

Opinião
Este foi daqueles livros que não amei à primeira leitura, aliás pousei-o, não sei porquê, talvez o tivesse folheado num momento errado da minha vida ou quem sabe simplesmente porque não estava virada para o tipo de personalidade que encontrei em cada um dos protagonistas.
Nesta minha segunda tentativa, já encontrei dentro de mim a capacidade de deixar passar algumas páginas para me ambientar e no final devorar, sim devorar, apesar do seu início lento (não no sentido de acontecimento- acção, mas no sentido de tentarem enrolar o mais que podem até que por fim se lembram que chegaram à casa do pai de Drew) a narrativa vai ficando mais suave e divertida.
Cá entre nós que ninguém nos “ouve”, sempre achei que este tipo de relação ia acabar por se tornar chata e previsível, aliás pareceu um fogo extinto antes mesmo de ter oportunidade de se formar uma linda chama incandescente, no entanto, e para não variar nem um bocadinho a autora conseguiu dar a volta ao tédio e conseguiu, sem recorrer a grandes mimimis e romantismo fabular, criar um romance ternurento cimentado numa amizade improvável que o leitor tem o prazer de ver florescer a cada fragmento de história.
Já sei que querem que fale da capa, quer dizer não querem, mas estão habituados a que faça uma pequena referência, portanto cá vai ela, Cor-de-rosa, sim, uma capa detalhada e emoldurada a cor-de-rosa com um casal aparentemente apaixonado a ser emoldurado por esta cor tão romântica. Não gosto de cor-de-rosa, no entanto, encaixou no género literário, naquilo que me pareceu ser suposto ser transmitido ao leitor, ou seja, o mundo não é cor-de-rosa a menos que nos esforcemos para que o seja.
Ao longo da narrativa vamos conhecendo as personagens principais a partir do seu interior, dos seus medos, dos seus receios e de todas as provas que vão ultrapassando, achei que foi inteligente juntar as perspectivas de ambos sobre os mesmos assuntos ou como ponte entre acontecimentos que não estão centrados na sua actividade enquanto casal fingido.
Tudo começa com uma farsa que aparentemente pretende, por um lado, calar os rumores e macaquinhos do sótão que o pai de Drew criou em torno do seu filho e por outro, ajudar a família de Fable que esta tanto se esforça para manter fora da ruína nem que isso lhe custe a reputação que constantemente vê manchada.
Ambas as personagens apresentam um cariz bastante forte, estão bem construídas e apresentam-se como elementos mutáveis que vão adquirindo consciência e aperfeiçoando as suas qualidades à medida que são confrontadas com situações que se encontram fora da sua zona de conforto.
 A título de curiosidade gostaria de salientar que adorei a maior parte das citações que iniciavam cada capítulo, a representação de obras como Romeu e Julieta de William Shakespeare numa obra narrada sobre o domínio do amor foi simplesmente deliciosa e acima de tudo inteligente. A articulação literária entre obras e pequenos fragmentos das mesmas tornou o livro interessante, desafiante (porque sabemos que aquela pequena frase fará algum sentido ao longo do capitulo ou no seu final) e apaixonante.
“Uma semana para te amar” tornou-se um dos livros mais intensos e divertidos do ano de 2014 (apesar de o ter lido em 2015) e mal posso esperar para ler a sua continuação. Recomendo, pesquisem, desfrutem, guardem para vocês, mas também partilhem com o mundo. O amor merece ser partilhado, independentemente da sua origem porque até mesmo um amor a fingir se pode tornar na paixão mais intensa e arrebatadora que pode ser capaz de nos dilacerar o coração ou simplesmente deliciar.

Como não podia deixar de ser cá fica a banda sonora:






Sejam felizes, partilhem o amor e até ao próximo post :)

6 comentários:

  1. Ainda bem que deste uma segunda oportunidade pois é um livro que parece interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora quero ler o Raven do Sylvain Reynard e o Eleanor and Park, mas ainda não chegaram cá a casa :p Ando numa valente ressaca literária :/

      Eliminar
  2. Olá!

    Parece um livro interessante.

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Eu só consegui gostar dele numa segunda tentativa, mas admito que goste e muito :)
      Espero que tenhas a hipótese de dar a tua própria opinião :p

      Obrigada e boas leituras :)

      Eliminar
  3. Olá
    Adorei este livro mas o seguinte ainda é mais bonito.
    Boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      De momento estou a ler outras coisinhas, mas quem sabe mais tarde volte aqui à Fable e ao Drew :p

      Eliminar