Opinião - O Inferno de Gabriel de Sylvain Reynard

Boa Tarde Novelitos :)

Estou em fase de actualizações portanto achei por bem deixar mais uma opinião por cá :)



Tão erótico e provocante como As Cinquenta Sombras de Grey. Mas bem escrito.
Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 512
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374853

Sinopse
O enigmático e sedutor professor Gabriel Emerson é um reputado especialista na obra de Dante. Mas à noite dedica-se a uma vida de prazer sem limites, não hesitando em usar a sua beleza de cortar a respiração para manipular as mulheres a satisfazerem cada capricho seu.
Talvez por isso se sinta torturado pelo passado e consumido pela crença de que está para lá de qualquer salvação.
Quando a jovem Julia Mitchell se inscreve como sua aluna de pós-graduação, Gabriel não consegue ficar indiferente. Ela é linda, deliciosamente inocente, um diamante em bruto para ele polir. Sempre que Julia se apercebe do olhar de predador dele, espera sentir receio, mas o que verdadeiramente sente é uma estranha luxúria que a assusta. Desejando desesperadamente possuí-la, Gabriel põe em perigo não só a sua carreira, como ameaça desenterrar segredos de um passado que preferia manter oculto.
Uma história inebriante sobre amor proibido, luxúria e redenção, O Inferno de Gabriel retrata a jornada de um homem que procura escapar do seu próprio inferno pessoal enquanto tenta conquistar o impossível: perdão e amor.
Sobre o autor
Sylvain Reynard

Sylvain Reynard interessa-se pelo modo como a literatura pode ajudar a explorar os aspetos da condição humana – o sofrimento, o sexo, o amor, a fé e a redenção. As suas histórias favoritas são aquelas cujas personagens fazem um caminho, seja físico seja espiritual, onde descobrem novos aspetos sobre si próprias. O modo como a arte, a arquitetura e a música podem ser usados para contar uma história ou para iluminar os traços de uma personagem também são foco da sua atenção.
Sylvain Reynard costuma usar o seu estatuto para divulgar algumas instituições de caridade como a Now I Lay Me Down To Sleep Foundation, WorldVision, Alex’s Lemonade Stand e Covenant House. Em 2011 foi semifinalista para Melhor Autor do Goodreads Choice Awards e, com o seu romance, semifinalista para Best Romance.


Opinião

Em primeiro lugar quero salientar que, apesar de detestar autocolantes que não se conseguem remover porque estão impressos na capa e cuja finalidade é chamar a atenção do leitor através da comparação ou referência a outra obra literária, até concordo com o conteúdo deste autocolante. Apesar de haver a referência, mais uma vez, à obra "As cinquenta sombras de Grey", este livro realmente enche as medidas daqueles que estiveram à espera de um grande plot ao longo dos três livros da trilogia de E.L.James, não só pela sua compostura, mas também pelo conteúdo.
A capa em si é um enigma, não a consigo descrever de forma concreta, mas posso dizer que me transmite uma ideia de requinte ou luxúria e a paleta de cor utilizada transmite-me uma certa frieza, um sofá vazio adornado e apresentando num ambiente de cores frias certamente será sinónimo de uma existência glacial, solitária ou vazia, o que parecendo que não se vai enquadrar perfeitamente em algumas situações ou características da personagem masculina principal.
Gabriel Emerson é um conceituado investigador doutorado na obra de Dante e faz questão de o relembrar em cada uma das suas aulas ao partilhar com os seus alunos as suas teorias e interpretações pouco convencionais dos excertos e obras de Dante.
Julia por outro lado é uma jovem frágil e extremamente adorável que vem à procura de um escape da sua vida quotidiana e de uma oportunidade para conseguir a pós-graduação que tanto ambiciona.
O encontro entre estes dois personagens é extremamente estranho, a mistura de emoções e a confusão instaurada na mente de Julia deixa o leitor desconfiado, acabando por criar na sua leitura uma necessidade de tentar perceber porque é que aquela sensação de conhecimento/lembrança se torna tão inebriante para a personagem.
Gabriel permanece à margem, alheio a qualquer recordação que lhe cause qualquer mossa na sua personalidade frívola e calculista de quem está habituado a ter controlo sobre a sua vida e as suas emoções e a nem se preocupar com o caos que cria numa sala ou no simples coração de uma rapariga.
O desenrolar do romance é simplesmente elaborado de forma inteligente, tímida e à medida que se vai tornando inevitável a atracção e a o afloramento de sentimentos e recordações vai adquirindo o tal carácter explosivo com que esperamos ser presenteados quando há o derreter de um glaciar cuidadosamente formado.
Sylvain Reynard é um autor de mão cheia, conhecedor de conceitos e curiosidades que nunca pensamos encontrar num livro catalogado como "livro sensual ou erótico", a sua capacidade de interpretação, pesquisa e exposição são completamente soberbas. Todas as obras, excertos estão cuidadosamente enredados e entrelaçado na história de amor dos personagens principais e a alusão à obra "A Divina Comédia" de Dante é tão deliciosa que acaba por dar ao leitor mais do que ele alguma vez podia ser possível receber dentro do género.
Gostei imenso deste livro, da escrita detalhada, da personagem retorcida e metamórfica que o professor Emerson consegue ser, mas acima de tudo gostei de ter tido a oportunidade de receber uma análise pessoal e tão bem escrita de pequenos excertos de uma obra que em tempos me perdi a conhecer.

Para finalizar cá fica a faixa que me acompanhou, que já leu o livro talvez perceba porque a escolhi como banda sonora :)




Espero que tenham gostado e venham cá contar novidades ;)

3 comentários:

  1. Olá!
    Como gostaria de escrever assim uma opinião de um livro, enorme!
    Também li e gostei, concordo com a opinião. E acho que vais gostar da continuação. Eu gostei muito do livro 2.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou uma pessoa que se preocupe com o tamanho da opinião, importa é focar os aspectos mais importantes :p Eu opto sempre por fazer uma "crítica" geral ao livro, desde o que é palpável até ao que se forma no nosso imaginário e o conteúdo da obra em si :p O segundo livro será certamente uma das próximas leituras, ainda por cima vai falar em Florença *-* Adoro livros passados ou que visitam Itália :)

      Eliminar
  2. Olá, nomeei-a para responder a uma TAG Liebster Award.
    Espero que adira ao projecto

    ResponderEliminar