Divulgação #1

Boa Tarde Novelitos :)

Hoje trago-vos um post de divulgação para vos dar a conhecer um livrinho da Saída de Emergência, lançado no dia 18 do mês passado. 
Confesso que a principio não me chamou a atenção, mas ao ler a sinopse e algumas das opiniões que já por aí andam a proliferar o nosso universo da blogoesfera, comecei a criar um bichinho e a vontade de lê-lo apareceu, vamos ver se por entre os meus emaranhados não o encontro e o devoro, até lá deixo-vos aqui algumas das características do livro. 


O que é a culpa? 

No norte da Islândia em 1829, Agnes Magnúsdottir é condenada à morte por ter assassinado brutalmente dois homens. Enquanto se preparam os últimos preparativos judiciais para a sua execução, Agnes é enviada para a quinta do Oficial Distrital Jón Jónsson, onde também residem a sua mulher e as duas filhas. Horrorizados por serem impelidos a receberem uma mulher acusada de homicídio, a família evita Agnes. Apesar disso, Agnes não se encontra totalmente só. Tóti, o assistente do reverendo, designado para conduzir espiritualmente Agnes nesta sua última travessia, compadece-se dela, tentando resgatar a sua alma. Enquanto os meses estivais definham para o inverno rigoroso e as tarefas da vida rural e doméstica se sucedem tarefas domésticas, obrigando todos a conviverem e coabitarem mais proximamente uns dos outros, a história de traição e sangue que persegue Agnes oferece outra versão… e à medida que se aproximam os seus últimos dias, a pergunta arde na garganta de todos: Agnes é culpada ou não? Baseado e inspirado numa história real, Últimos Ritos é um romance profundamente comovedor sobre a liberdade pessoal e a veracidade das histórias que trazemos connosco: como somos vistos pelos outros ou como acreditamos que somos? De que maneiras arriscamos tudo por amor? Numa prosa bela e límpida, Hannah Kent retrata a paisagem islandesa em todo o seu esplendor, revelando o fogo sob o gelo glaciar, em que cada dia é uma batalha pela sobrevivência. E é neste livro que se pergunta: como pode alguém sobreviver e acreditar nas letras do seu próprio nome, quando a sua vida depende das histórias contadas pelos outros?

Críticas

"Eis uma voz original e nova, com um profundo e encantador sentido linguístico e de narrativa. O primeiro romance de Hannah Kent, Últimos Ritos, é uma verdadeira pedra preciosa, com a sua prosa tão resistente e cintilante como a paisagem escandinava."

– Geraldine Brooks, Vencedora do Prémio Pulitzer
 
Prémios e Menções
Prémios:
Abia Literary Fiction Book Of The Year 2014
Davitt Awards Best Debut Novel 2014
Davitt Awards Reader's Choice 2014
Aba Nielsen Bookdata Bookseller's Choice Award 2014
Booktopia People's Choice Award 2014
Faw Christina Stead Award 2013
Indie Awards Debut Fiction De Year 2014
Victorian Premier’s Literary Award People’s Choice Award 2014
Smh Best Young Australian Novelist 2014
Candidato:
The Voss Literary Prize 2014
National Book Awards International Author Of The Year 2014
The Stella Prize 2014
The Baileys Women’s Prize Of Fiction 2014
The Victorian Premier’s Prize Of Fiction 2014
The Als Gold Medal 2014
The Guardian First Book Award 2013
The Nib Waverley Award Of Literature 2013
A autora:
Hannah Kent nasceu em Adelaide, Austrália, em 1985. Em jovem viajou até à Islândia num intercâmbio do Rotary Club, onde primeiro conheceu a história de Agnes Magnúsdóttir. Hannah é a co-fundadora e editora do jornal literário australiano Kill Your Darlings, e encontra-se a completar o doutoramento na Flinders University. Em 2011 ganhou o primeiro Escrever a Austrália – Melhor Manuscrito Não Publicado (Writing Australia Unpublished Manuscript Award).Últimos Ritos é o seu primeiro romance.

Além destas características editoriais e literárias e da pequena biografia da autora,deixo-vos ainda um vídeo onde poderão encontrar um pequeno fragmento desde livro carregado de emoção, dor e culpa.
Espero que gostem, leiam e depois passem por cá para me deixar a vossa opinião :)


Para mais informações sobre o livro ou a autora, visitem o site da editora: www.saidadeemergencia.com

Sem comentários:

Enviar um comentário