Comecei a ver #1 - Hiiro no Kakera

Boa noite Novelitos :)

Peço imensa desculpa pela ausência de post, mas com o estágio torna-se um bocadinho complicado vir cá mais vezes, no entanto, cá estou eu para mais um.

Hoje venho dar-vos a conhecer (para aqueles que ainda não me conhecem de outros lados) outra das minhas grandes paixões, o anime.
Como já devem saber o anime trata-se de animação japonesa, maioritariamente adaptada a partir de bandas desenhadas japonesas já existentes (mangas) e aqui a minha pessoa é completamente viciada nestas duas vertentes, se bem que tenho tendência a chatear-me quando decidem fazer animes sem que o manga esteja terminado porque o último episódio é sempre uma porcaria, ficamos pendurados e a desejar mais, mas se quisermos mais temos de esperar que saiam mais capítulos do manga ou aguardar que a série tenha sido um êxito e os produtores decidam fazer outra temporada mais esclarecedora.
O anime que vos venho apresentar é um dos meus favoritos de sempre, saiu em 2012 e já o vi pelo menos 3 vezes. E perguntam vocês : "Mas porque diabo estás a rever um anime que já viste tantas vezes se mensalmente estão a sair novos?". A resposta é muito simples, neste momento estão a sair inúmeros animes mais direcionados para o público infantil ou para o público amante do género de ação (ambos os géneros são do meu agrado) e eu ando numa fase em que não estou com cabeça para coisas demasiado cliché ou complicadas para serem processadas portanto prefiro ficar com o que já conheço, rever, encantar-me novamente e voltar a aproximar-me das minhas tão amadas personagens.
Como já mencionei em cima o anime Hiiro no Kakera foi lançado em televisão no dia 1 de Abril de 2012 e foi produzido por Bob Shirohata, é composto por 26 episódios divididos em 2 temporadas que se completam a nível histórico e funcional. Ao contrário de inúmeros animes que nos chegam às mãos e aos olhos, este anime não foi inspirado num manga, originalmente era um jogo de PSP e nintendo DS (vou deixar-vos o link da Opening do jogo)



Diz-se por aí na comunidade otaku que o jogo terá sido convertido num manga de 7 capitulos, mas pelo que pude constatar, pelo menos nas comunidades inglesas e brasileiras, não se encontra disponível para leitura.
Mal vi o poster de apresentação, fiquei completamente rendida ao tipo de animação, personagens mais adultas ou juvenis, olhos grandes, cabelos coloridos e feições ternurentas, no entanto, fiquei um pouco apreensiva porque se trata de um anime fantasioso e de harém invertido (normalmente ficamos a ver passar os navios porque não sabemos com quem a protagonista vai ficar, felizmente aqui temos logo a certeza de quem vai ser o par, o que também pode ser chato porque devíamos desvendar ao longo do anime e não logo no inicio, mas pronto, mais vale assim que uma cambada de maluquinhos atrás da mesma tipa trapalhona).Estive bastante tempo à espera que me apresentassem a sinopse e decidi experimentar, não me recordo de estar à espera de um episódio por semana, era agoniante e viciei completamente.

Alguns dados sobre o anime:

Poster de apresentação


Sinopse:

A história envolve Kasuga Tamaki, uma estudante de 17 anos que passa a viver com sua avó nas montanhas por um motivo misterioso. No dia em que Tamaki chega na vila, ela encontra estranhas criaturas, onde é salva por um garoto misterioso, Takuma Onizaki. Ele é o primeiro dos cinco Guardiões da princesa Tamayori, no qual esta princesa é encarregada de cuidar de um poder divino que está selado na vila, poder esse que é capaz de destruir o mundo.
Fonte: google (aparece em vários sites)

Nº de Temporadas: 2
Nº de episódios: 26 (13 na primeira e 13 na segunda)

A titulo de curiosidade quero dizer-vos que contrariamente a alguns animes bastante conhecidos e aclamados, este tem a sua própria banda sonora, criada de raiz para embelezar ainda mais esta história. 
Para vos ser sincera adorei TUDO neste anime, excepto alguma previsibilidade que eu consigo detectar porque jogo demasiados jogos de detectives e policiais, enfim, se não jogam nem vão dar por ela. Gostei imenso da forma como articularam o drama/romance com a comédia, há um par de situações e personagens que se tornam tão engraçadas (mesmo nos piores momentos) que conferem ao anime um alargamento da faixa etária à qual pode ser destinado.
A história está bem contada, no entanto, a primeira temporada é bastante dolorosa de se assistir, no sentido, em que temos de esperar uns 9-10 episódios para que as coisas comecem a entrar nos eixos, não querendo com isto dizer que os 9 episódios anteriores não servem para nada, porque servem, há muita coisa que provavelmente nos passaria despercebida se não houvesse este compasso temporal mais lento e focado em coisas mais neutras do que propriamente no desenrolar da história e do triunfo do bem sobre o mal.
Alicia, diverte, vicia, é o suficiente para me colar ao computador e querer ver mais e repetir.
Escusado será dizer que adoro as músicas do anime, e, para verem como sou boazinha vou deixa-vos as duas músicas de abertura (com o tempo que lhes é conferido no anime, se quiserem ouvir completas é só pesquisar), peço que atentem à beleza gráfica dos personagens e do próprio fluir de imagens durante a música, a simplicidade, a beleza, as cores e o sentimentos retratados nos personagens são simbióticos e acima de tudo há uma fluidez visual que prende o espectador.

1ª Temporada:



2ª Temporada:




Espero que tenham gostado e que se não viram tenham ficado com vontade de o ver e que depois me venham contar o que acharam :)

4 comentários:

  1. Gosto muito de animes, mas de séries não acompanho nenhuma, gosto muito dos filmes do Studio Ghibli, mas ainda não vi todos.

    Fiquei curiosa com esse :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me fales nesses filmes. O meu filme de animação japonesa favorito é dos Studio Ghibli " Howl's moving castle" sou capaz de o ver todos os dias e não me cansar.
      Se não segues, talvez seja melhor começares com este tipo de anime de 12-13 episódios, há alguns com 50,70,300, convém calejar por baixo :p

      Eliminar
    2. Também adoro esse, mas o primeiro que vi e que me marcou muito foi Spirited Away, The Cat Returns e The Secret World of Arrietty.
      Pois é.. esses de 300.. o meu namorado costumava ver Naruto e já ía muito avançado e eu tentei ver do princípio mas desisti :P

      Eliminar
    3. Eu não consigo ver esses muito grandes, começo a ficar aborrecida porque anda sempre às voltas, no entanto, também fico super irritada quando não tem um fim à altura da história :/

      Eliminar